Quer saber Como fazer macarons?

Criei esta página para reunir tudo o que sei sobre macarons. Essa sobremesa linda pode ser feita na sua cozinha de casa mesmo, e você não precisa nem ser profissional para fazer lindos macarons, pois com a técnica certa e paciência, você conseguirá reproduzi-los em casa.

Por isso, separei aqui algumas dicas, técnicas e receitas para compartilhar com vocês.

Fui à Paris em Julho de 2017 a turismo, mas, não podia deixar passar essa oportunidade de fazer um curso na, nada mais nada menos que, Le Cordon Bleu Paris, tinha um curso maravilhoso sobre macarons lá, com todas as técnicas, dicas e o MELHOR, com a receita francesa original!!

Agora venho compartilhar com vocês aqui o que aprendi, e espero que vocês consigam reproduzir em casa, mas, já adianto, com muita paciência, pois não é um doce fácil de fazer.

DICAS E TÉCNICAS PARA FAZER SEU MACARON:

  •  Até alguns anos atrás, dizia-se que só era possível assar os macarons corretamente em forno industrial com convecção (aquele com “ventilador” dentro do forno), mas, hoje já foi descoberta uma maneira de assá-los em forno convencional à gás (sabe aquele fogão comum que você tem casa? É dele mesmo que estou falando), e obter macarons perfeitos nele também! Uma dica é deixar o forno “entre-aberto”, assim, eles não assam demais e não racham, já que os macarons são doces bem sensíveis ao calor.
  • Segundo o pâtissier francês Fabrice Le Nud, que se declara pioneiro na produção do doce em São Paulo/Brasil (Pàtisserie Douce France), independentemente dos sabores escolhidos, todos reconhecem que se trata de um doce difícil de preparar. “É importante trabalhar com ingredientes de primeira. Usar farinha de castanha de caju, como fazem alguns, é falsidade ideológica”, afirma Le Nud.Ingredientes (para 30 macarons)

• 1 ¾ xícaras açúcar de confeiteiro (210 g)
• 1 xícara de amêndoa finamente moída (95 g)
• Pitada de Sal
• 3 claras de ovos, à temperatura ambiente
• ¼ xícara açúcar granulado (50 g)
• ½ colher de chá extrato de baunilha
• 2 gotas de gel corante rosa ou a cor que preferir

Modo de preparo

1. Em um processador, coloque o açúcar de confeiteiro, e a farinha de amêndoas, e processe em velocidade baixa, até obter uma farinha bem fina. Peneire a mistura de farinha de amêndoa através de uma peneira fina em uma tigela grande. Reserve.

2. Em uma tigela grande e separada, bata as claras de ovos e a pitada de sal na batedeira. Aos poucos, adicione o açúcar granulado até incorporar totalmente. Continue batendo até que os picos duros se formem (você deve ser capaz de virar a tigela de cabeça para baixo sem que nada caia).

3.Adicione a baunilha e bata até incorporar. Adicione o corante alimentar e bata até combinar.

4. Adicione cerca de ⅓ da mistura de farinha de amêndoa peneirada por vez às claras de ovos batidas e use uma espátula para mexer suavemente, até misturar tudo (esse processo de chama macaronage). Após a última adição de farinha de amêndoa, continue a mexer lentamente até a massa cair em fitas e você pode fazer uma figura 8, mantendo a espátula para cima.

5. Transfira a massa do macaron para um saco de confeiteiro com uma ponta arredondada lisa.


6. Coloque papel manteiga em uma assadeira lisa e baixa, grude as 4 pontas para melhorar na hora de colocar a massa.

7. Faça bolinhas de macarons no papel manteiga em círculos de 3 cm, espaçando pelo menos 2 cm de distância.

8. Bata a assadeira em uma superfície plana 5 vezes para liberar as bolhas de ar.

9. Deixe os macarons em temperatura ambiente por 30 minutos a 1 hora, até secar ao toque. (Isso vai fazer com que os macarons criem aquela casquinha em volta)

10. Pré-aqueça o forno a150˚C.

11. Asse os macarons por 17 minutos, até que as pontinhas estejam ressecadas e os macarons não grudem no papel manteiga.

12. Coloque o recheio de sua escolha, feche como se fossem sanduiches e aprecie!
(Dicas de recheio logo abaixo)

DICA DE RECHEIO PARA O SEU MACARON:

Ganache de chocolate meio amargo

Ingredientes

• 250 ml de creme de leite fresco
• 250 g de chocolate meio amargo picado

Modo de preparo

  • Aqueça bem o creme de leite e despeje sobre o chocolate, mexendo até derreter. Deixe esfriar e utilize como recheio ou cobertura.

Boa macaronagem à todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *