A pasta americana é uma das coberturas mais usadas para bolos de aniversários, casamentos, etc. Além dela ter um efeito liso bem legal, é ideal para modelar com perfeição.

Saiba os Segredos para trabalhar com pasta americana
Resultado de imagem para bolo com pasta americana

Além disso, a pasta é um ótimo conservador para o bolo, podendo durar até 3 dias em temperatura ambiente. Mas mesmo assim, ela ainda precisa de alguns cuidados antes, durante e depois do seu preparo.

Se você pretende trabalhar com bolos de pasta americana fizemos uma lista com esses segredinhos pra você:

  • 1 – Massas como páo-de-ló e genoise, não são indicadas para ser cobertas com a pasta americana. Por serem bem leves e poderem não suportar o peso, escolha outro tipo de cobertura.
  • 2 – É sempre bom que o bolo tenha pelo menos 8 cm de altura. Para isso, use uma forma alta prensar o bolo, e no final não ter um bolo muito baixo.
  • 3 – Faça de 2 a 3 camadas finas de recheio ao invés de uma única camada grossa. Assim, o bolo ficará mais delicado e não correrá o risco do recheio vazar. Não use chantilly, mousse ou qualquer tipo de recheio que precise estar gelado para se manter firme. Escolha sempre recheios mais firmes. Nunca utilize frutas in natura, pois elas podem azedar e soltam líquido, o que pode fazer com que seu bolo desmorone ou alterar a textura da pasta.
  • 4 – O bolo ainda sem a pasta americana pode ser conservado na geladeira desde que esteja coberto com um plástico.
  • 5 – Sempre cubra o bolo com ganache ou doce de leite, para assim deixá-lo o mais liso possível antes de cobrir com a pasta americana.
  • 6 – Veja bem se o bolo está reto, liso e sem nenhuma imperfeição antes de colocar a pasta americana. Esse é o segredo para que a pasta assente corretamente.
  • 7 – Polvilhe sempre a bancada com amido para manusear a pasta americana e tenha um bom rolo, grande e liso para abrir a pasta.
  • 8 – Abra a pasta americana com a mesma espessura, nem muito grossa, nem muito fina, medindo também o tamanho do bolo, assim você pode saber o quanto abrir a pasta, e depois enrole a pasta no rolo e coloque sobre o bolo.
  • 9 – Alise primeiramente a parte de cima, utilizando utensílios próprios para tal. Faça as laterais e retire o excesso com um cortador de pizza ou uma faca não muito grande.
  • 10 – Aguarde pelo menos 1 hora antes de mudar o bolo para o tabuleiro definitivo, pois assim a pasta secará um pouco e não corre o risco de deformar ou ficar marcada.
  • 11 – Depois do bolo pronto, NUNCA coloque na geladeira, a pasta americana não suporta a umidade, não se preocupe, como disse a pasta é um conservante maravilhoso do bolo, ele não irá derreter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *